sábado, 29 de novembro de 2008

Dormir na posição certa pode melhorar a qualidade do sono

Dormir na posição certa pode melhorar a qualidade do sono

Quem perde entre uma hora e uma hora e meia de sono por noite pode comprometer um terço da capacidade física e mental no dia seguinte.

Tamanho da letra

Para Rafael, dormir a noite toda não significava acordar bem disposto. “Eu acordava com a sensação de ter sido atropelado, dor, desconforto”, conta.

De acordo com a fisioterapeuta Silmara Rodrigues Bueno, a posição em que os pacientes dormem pode ser responsável pelo desconforto. “Quem dorme abraçado com o travesseiro, por exemplo, está provocando tensões em várias partes da coluna”, explica.

Não existem estudos científicos que comprovem se há relação direta entre a postura escolhida para dormir e a qualidade do sono. A posição ideal varia de pessoa para pessoa, dependendo da dificuldade que ela tem e até do tipo físico. O que já se sabe é que deitar de lado facilita a respiração, e isso pode proporcionar uma noite mais tranqüila.

A médica neurologista Dalva Poyares explica que a posição correta garante um repouso mais contínuo. “Uma pessoa que dorme numa posição desconfortável para a musculatura pode despertar com mais facilidade. Eventualmente, você não percebe, mas acorda várias vezes durante a noite e no dia seguinte pode ficar um pouco mais cansado”, afirma a médica do Instituto do Sono.

Poyares diz ainda que, muitas vezes, a dificuldade para dormir está relacionada a um dia tranqüilo demais. “As pessoas que dormem pior, especialmente depois dos 40 anos, são os inativos, viúvos e aposentados. Dar atividade a essas pessoas durante o dia pode ajudar no tratamento e até diminuir a necessidade de medicamentos nessa faixa etária”, explica.

Nenhum comentário: